No brasil são fabricados diversos tipos de cimento, que resultam no desenvolvimento de variadas características mecânicas, físicas e químicas, portando a escolha do tipo de cimento requer um bom conhecimento dessas características.
Os tipos de cimentos atualmente produzidos no Brasil são cimento Portland comum, cimento Portland comum com adições, cimento Portland de alto-forno, cimento Portland pozolânico, cimento Portland composto, cimento Portland de alta resistência inicial e cimento Portland resistente a sulfatos.
Os cimentos tipo Portland são obtidos através da calcinação, a temperaturas próximas dos 1.500ºC, de uma mistura bem proporcionada de calcário (carbonato de cálcio e oxido de magnésio) e argilas (Silicatos de alumínio e ferro), resultando no Clinquer acompanhado de uma certa quantidade de gipsita (gesso com grau de finura elevado), formando o cimento.
Principais compostos do cimento
A cal (CaO), a sílica (SiO2), alumina (Al2O3), oxido de ferro (Fe2O3) e magnésia (MgO), são constituintes fundamentais do cimento Portland. (BAUER,1979)
Esses componentes constituem em cerca de 95% a 96% do total de óxidos, esses óxidos reagem uns com os outros formando os compostos, basicamente são quatro os principais:

A composição potencial do cimento é obtida a partir da determinação das quantidades relativas dos silicatos e aluminatos que se formaram durante a produção do Clinquer, sendo suas proporções o fator determinante de várias das propriedades do cimento, como resistências a compressão, calor de hidratação, permeabilidade, porosidade, resistência química entre outros.
A presença de água, silicatos e dos aluminatos formam produtos hidratados que, com o tempo, resultam em uma massa firme e resistente, ou seja, a pasta de cimento hidratada. (Neville,1963)
Basicamente o processo de hidratação do cimento são as reações químicas entre a agua, silicatos e os aluminatos presentes no concreto, que com o tempo forma uma massa endurecida resistente.
Propriedade dos compostos
Silicato Tricálcico (C3S)
Os silicatos são constituintes fundamentais do cimento, por serem eles os responsáveis pela resistência mecânica da pasta.
O C3S, embora não veja o componente a liberar maior calor, ele desprende uma quantidade elevada de calor, principalmente nas primeiras idades do concreto (120 cal/g), responsável pela resistência em todas as idades principalmente no primeiro mês de cura.
Silicato bicálcico (C2S)
A contribuição do C2S para resistência é bem grande, porem só se dá em idades avançadas sendo responsável por um ganho de resistência a um ano ou mais.
Aluminato tricálcico (C3A)
É o componente que hidrata mais rápido e libera maior quantidade de calor (207cal/g), principalmente nas primeiras idades, tem uma pequena contribuição nas primeiras idades a resistência mecânica da pasta. Para que se consiga reduzir a velocidade de hidratação do C3A é adicionado a gipsita ao cimento.
Ferro Aluminato tetracálcico (C4AFe)
Componente que não contribui para a resistência mecânica do cimento, tem calor de hidratação de 100 cal/g, e apresenta boa estabilidade química. e o processo de hidratação do cimento são as reações químicas entre a agua, silicatos e os aluminatos presentes no concreto, que com o tempo forma uma massa endurecida resistente.
Propriedade dos compostos:
Comments